10. A preparação para a vinda de Jesus, o messías.

No estabelecimento do império romano, se fundem cultura, politica, comercio, lingua e várias outras coisas que pavimentam o caminho para a recepção de uma mensagem que dá uma interpretação mais solidária à experiência humana.

Esteban D.Dortta

8. A revolta dos Macabeus e a formação dos partidos políticos.

Os sleucidas, controlando a região que mais adiante se chamaria Palestina, impõe o culto a Zeus no lugar santíssimo do segundo templo. Além disso, o sacrifico de porcos foi institucionalizado e o próprio templo se tornou num prostíbulo. A abominação desoladora teria chegado?

Esteban D.Dortta

7. De Alexandre o Grande até Antíoco Epifânio.

A história não é uma materia para ser deixada de lado. Ela nos traz luz para a compreensão dos relatos do novo testamento. Alexandre o Grande não apenas conquistou com seus exercitos desde a Greça até a India, mas impós a cultura grega a toda a população. Já Antíoco Epifânio instaura a adoração a Zeus no próprio templo judeu.

Esteban D.Dortta

6. A riqueza imaginativa das parábolas.

O Mestre Jesus usou mormente um estilo que se diferencia de qualquer um outro: a parábola. Ela é tão simples e tão profunda que não surprende que ela tenha tocado e continue a tocar as pessoas ao respeito da mensagem de Jesus o Cristo.

Esteban D.Dortta

5. Os limites impostos pelo texto.

Geralmente quando falamos que a Bíblia é nossa única regra de fé e prática, pensamos em um texto completo para a experiência humana e tudo o que não está na Bíblia não é de boa procedência. Reconhecer os limites que o texto se auto-impõe é o primeiro passo para entendermos que a Bíblia não é um livro exaustivo em todos os assuntos mas sim O Livro Essencial para cada um dos seres humanos desta e de todas as épocas.

Esteban D.Dortta

4. Os diferentes estilos literários.

Para ler, além da essencial capacidade de entender as letras, sua concatenação em palavras e seu uso em frases, é preciso saber reconhecer o tipo de literatura que se está lendo. Nenhum de nós lê uma receita de um bolo como se fosse a carta de uma pessoa querida. E pela mesma razão, ninguém deveria ler poesia como se fosse prosa.

Esteban D.Dortta

3. A formação do cânone bíblico: O impacto dos exílios na identidade judia.

Por ocasião do primeiro exílio ou o exílio de Israel havia uma necessidade de manter a identidade judia mesmo na distância. Os hebreus (a raça) tinham-se tornado em uma nação após sairem do Egito e se estabelecerem na terra prometida. Uma das suas características mais marcantes: o monoteísmo. Mas agora, distantes geograficamente e sendo minorias em mais de uma nação, como que você transmite uma cultura e um conteúdo tão amplo para as novas gerações?.

Esteban D.Dortta

2. A formação do cânone bíblico: Da oralidade à escrita.

Uma das formas de enxergar a elaboração da lista de livros que compõem a Bíblia - e em particular do Antigo Testamento - precisa visualizar os mecanismos culturais presentes na época em que o conteúdo dos livros foi gestado.

Esteban D.Dortta

1. Introdução à série Evangelhos Sinóticos

Uma proposta cativante para quem deseja inteirar-se mais da vida do nosso Senhor e como suas palavras são capazes de influenciar a sociedade toda até hoje e além.

Esteban D.Dortta